Leitura Orante

Terceiro Domingo do Advento 2025

“És tu, aquele que há de vir, ou devemos esperar um outro”?

Invoquemos a presença da Santíssima Trindade.
Em nome do Pai e do Filho/ e do Espírito Santo! Amém!

A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.

Refrão: “Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito, alegrai-vos! O Senhor está próximo”.

Peçamos as luzes do Espírito Santo;

  Vinde, Espírito Santo! Enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da Terra. Oremos: Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém

Leitura: O que diz o texto?

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 11,2-11.

Naquele tempo, João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos, para lhe perguntarem: “És tu, aquele que há de vir, ou devemos esperar um outro?” Jesus respondeu-lhes: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!” os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões, sobre João: “O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis. Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. É dele que está escrito: ‘Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti’. Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele”. Palavra da Salvação.

Meditação: O que o texto diz para mim, para nós?

Celebramos o “Domingo do “Alegrai-vos”, dia que de fato devemos nos alegrar, pois o Senhor está bem perto, vem ao nosso encontro, por isso, a alegria da espera e da chegada.

“És tu, aquele que há de vir, ou devemos esperar um outro?” Uma pergunta feita por João Batista em um momento de dúvida, pois ouvia falar de Jesus Cristo e suas obras, se era aquele que havia de vim ou se esperava por outro. A resposta de Jesus Cristo foi um apelo que Ele fez ao discernimento a partir do que é possível ouvi e ver, ou seja, a partir do seu compromisso com os que a sociedade e a religião marginalizavam. Só quem ouve e vê as obras de Jesus Cristo é capaz de perceber que ele é o Messias. Como está o seu discernimento em relação à pessoa de Jesus Cristo?

João Batista é aquele que prepara as pessoas para o encontro definitivo com o Reino de Deus, inaugurado por Jesus Cristo. Um Reino onde se tem a certeza da fé em Jesus Cristo: Ele é a presença pessoal de Deus entre nós, Ele é aquele que cura nossas feridas, sustenta-nos nos momentos de fraqueza, enche nosso coração com sua doce presença. Você acredita na sua presença em sua vida? Alegremo-nos com a vinda de Jesus Salvador.

Meditação: O que o texto diz para mim, para nós?

Senhor, que possamos aguardar a sua vinda com o coração repleto de alegria e esperança ajudando na construção de Um Reino de amor e paz.

Benção final.

O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.

Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.