Lucas 19, 28-40

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Coloquemo-nos sob a luz do Espírito de Deus, para que nos ajude a rezar melhor a Palavra de Deus.

Vem Espírito Criador e infunde em nós a força e o alento de Jesus. Sem o Teu impulso e a Tua graça, não conseguiremos acreditar Nele; não nos atreveremos a seguir os Seus passos; a Igreja não se renovará; a nossa esperança apagar-se-á. Vem e contagia-nos com o alento vital de Jesus!

Vem Espírito Santo e recorda-nos as palavras boas que dizia Jesus. Sem a Tua luz e o Teu testemunho sobre Ele, iremos esquecendo o rosto bom de Deus; o Evangelho irá converter-se em letra morta; a Igreja não poderá anunciar boas novas. Vem e ensina-nos a só escutar a Jesus!

Vem Espírito de Amor e ensina-nos a amar-nos uns aos outros com o amor com que Jesus amava. Sem a Tua presença viva entre nós, a comunhão da Igreja se partirá; a hierarquia e o povo irão se distanciar sempre mais; crescerão as divisões, e apagar-se-á o diálogo e aumentará a intolerância. Vem e aviva nos nossos corações e nas nossas mãos o amor fraterno que nos faz parecer-nos com Jesus!

Vem Espírito Libertador e recorda-nos que para sermos livres fomos libertados por Cristo e não para deixar-nos oprimir de novo pela escravidão. Sem a Tua força e a Tua verdade, o nosso seguimento de Jesus irá se converter em moral de escravos; não conheceremos o amor que dá vida, mas apenas os nossos egoísmos que a matam; apagar-se-á em nós a liberdade que faz crescer os filhos e filhas de Deus e seremos, uma e outra vez, vítimas de medos, covardias e fanatismos. Vem Espírito Santo e contagia-nos com a liberdade Jesus!

 José Antônio Pagola

1º – Leitura

O que o texto diz?

Leio e releio o texto de Lc 19, 28-40.

Naquele tempo: Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém. Quando se aproximou de Betfagé e Betânia, perto do monte das Oliveiras, enviou dois de seus discípulos dizendo: ‘Ide ao povoado ali na frente. Logo na entrada encontrareis um jumentinho amarrado, que nunca foi montado. Desamarrai-o e trazei-o aqui. Se alguém, por acaso, vos perguntar: ‘Por que desamarrais o jumentinho?’, respondereis assim: ‘O Senhor precisa dele’.’ Os enviados partiram e encontraram tudo exatamente como Jesus lhes havia dito. Quando desamarravam o jumentinho, os donos perguntaram: ‘Por que estais desamarrando o jumentinho?’ Eles responderam: ‘O Senhor precisa dele.’ E levaram o jumentinho a Jesus. Então puseram seus mantos sobre o animal e ajudaram Jesus a montar. E enquanto Jesus passava, o povo ia estendendo suas roupas no caminho. Quando chegou perto da descida do monte das Oliveiras, a multidão dos discípulos, aos gritos e cheia de alegria, começou a louvar a Deus por todos os milagres que tinha visto. Todos gritavam: ‘Bendito o Rei, que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!’ Do meio da multidão, alguns dos fariseus disseram a Jesus: ‘Mestre, repreende teus discípulos!’ Jesus, porém, respondeu: ‘Eu vos declaro: se eles se calarem, as pedras gritarão.’ Palavra da Salvação.

Leio este texto, uma, duas, até três vezes. Deixo que as palavras entrem em meu ser. Repito a palavra ou frase que mais me chamou a atenção.

2º – Meditação

O que Deus está me falando?

Chega o dia da entrada de Jesus em Jerusalém e Ele escolhe fazer um movimento através da simplicidade e com o povo simples. A sinceridade no coração das pessoas é demonstrada sem pompa, exibicionismos e carregada de alegria, de júbilo, de gratidão. Jesus escolheu um jumentinho, símbolo da simplicidade em vez de carros alegóricos que fazem barulho e chamam a atenção e simboliza poder e status. Deixou e acolheu as manifestações simples e não se deixou levar pelas reclamações dos incomodados que com certeza achavam tudo aquilo desnecessário.

Os discípulos de Jesus que o receberam em Jerusalém descritos nesta Palavra de Deus, com certeza, tiveram uma experiência profunda de libertação e transformação de suas vidas em Jesus. No entanto, nem todos seguem pelo novo caminho, por muito tempo. Desanimam na caminhada, e como folhas de bananeiras que não sabem se posicionar a ventos contrários acabam sendo influenciados por mentiras e em outro dia, em vez de jubilar com a presença de Jesus, pede para crucificá-lo.

O coração do ser humano é volúvel e por isso precisamos pedir sempre a Deus que que nos dê um coração forte o suficiente para vencer o mal que nos espreita. Que tenhamos um coração sincero, simples, humilde, capaz de acolher Jesus sem hipocrisia e transmitir vida, luz, calor, paz, ternura… amor.

3º Oração

O que o texto me faz dizer a Deus?

Salmo 21

Anunciarei o vosso nome a meus irmãos e no meio da assembleia hei de louvar-vos! Vós que temeis ao Senhor Deus, dai-lhes louvores, glorificai-o, descendentes de Jacó, e respeitai-o toda a raça de Israel!

4 – Contemplação

Qual o meu novo olhar? A partir da Palavra.

Para que essa leitura orante continue em minha vida, preciso fortificar meu coração em Jesus e cotidianamente seguir fiel aos seus ensinamentos, sem me desviar com os chamamentos exteriores que me levam a afastar do caminho da vida. Jesus manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso.

BÊNÇÃO

O Senhor nos abençoe e nos guarde. Amém.

O Senhor mostre para nós a sua face. Amém.

O Senhor nos dê a sua paz. Amém.

Abençoe-nos Deus bondoso e misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.